25.3.13

djtudo-forroderebeca-amplificador-oglobo




DJ Tudo lança disco na França enquanto prepara 'Pancada Motor' com Mad Professor (Oblogblack no Amplificador do Globo)

Pesquisador, colecionador, produtor, baixista, DJ e maestro à frente da excelente Orquestra de Todo Lugar, o mineiro radicado em SP Alfredo Bello, o DJ Tudo, cada vez mais leva ao pé da letra o nome do seu último disco, ‘Nos Quintais do Mundo’. 'Globetrotter' da música, o mineiro formado pela UnB e radicado em SP viajou por 12 anos pelo país registrando grupos tradicionais de ciranda, maracatu, coco, congado, jongo, carimbó, bandas de pife, de congo, cavalo marinho, caboclinhos, afoxés... resultando em mais 3 mil horas de gravações e 22 discos pelo seu selo Mundo Melhor. Depois de criar um dos maiores acervos de música popular brasileira, DJ Tudo agora planta seu som que ele chama de ‘Música Brasileira Aberta’ nos quintais do mundo viajando sem parar e acumulando parcerias em países como EUA, Inglaterra, Suécia, Estônia, Bélgica, Marrocos, com músicos como Dr Das, do Asian Dub Foundation, com os turcos do Baba Zula, ou ainda com o gênio do dub Mad Professor (abaixo) .



Atualmente finalizando seu terceiro disco, o ‘Pancada Motor volume 1’, DJ Tudo acaba de deixar Londres com 26 versões produzidas em parceria com Mad Professor das 7 músicas que farão parte do álbum. Amplificador mantém linha direta com o músico (comparado a Brian Eno, David Byrne e ao também maestro Lettieres Leite) e vai mostrar aqui no blog o disco assim que for lançado. Enquanto isso, DJ Tudo não para tocando vários projetos em paralelo e acaba de lançar na França um disco feito em parceria com o trio Forró de Rebeca, formado por Jonathan ‘Matuto’ da Silva, Jean-Luc Frappa e Stéfane ‘Pai Véio’ Moulin, um carioca radicado em Lyon e dois franceses, todos pesquisadores incansáveis de música brasileira. 




DJ Tudo já tinha parceria com o Forró de Rebeca desde ‘Nos Quintais do Mundo’ e agora fez quatro remixes para músicas do disco ‘Na Roda’, lançado em fevereiro. Com oito faixas, sendo quatro do disco original e quatro versões, ‘Forró de Rebeca vs DJ Tudo’ foi gravado durante suas viagens, tem de samba de roda, coco e maracatu a rabeca, viola, acordeom, berimbau e até Rhodes de Marcos Lobato, do Rappa, registrado aqui no Rio.

“Eles pesquisam cultura nordestina, conhecem sons que muito brasileiro nunca ouviu. Já são parceiros antigos e gravaram também no 'Pancada Motor - Manifesto da Festa', que estou finalizando, e também no 'Pancada Motor - Música de encontros', que sai logo depois. Eu vou de baixo e computador. Tem até gravação de Sereia em terreiro. Comecei fazendo em Istambul, passei pelo Rio e acabei em São Paulo. Sobre o 'Pancada Motor', era para ser um disco mais simples, tem Dr Das, Baba Zula, músicos belgas, guitarrista francês, tecladista escocês, vários músicos brasileiros, e depois virá o 'Pancada Motor' propriamente dito. A entrada do naipe de sopros da minha banda e a quantidade de músicos envolvidos acabou transformando esse disco no volume 1”.




Para acompanhar as viagens e projetos do DJ Tudo é só ficar ligado no Facebook que ele tem postado muito contando bastidores das gravações e parcerias pelo mundo. Alfredo promete trazer cópias do vinil para o Brasil (mais informações no site do selo Mundo Melhor).

Abaixo, trecho do show no Sesc Belenzinho, em fevereiro, e duas músicas de ‘Nos Quintais’. Aqui, entrevista com Alfredo publicada no Amplificador em 2012, na semana do lançamento do DVD dirigido por Beto Brant, de ‘O Invasor’. Salve DJ Tudo!

* Foto DJ Tudo com Forró de Rebeca: Ju Bezerra de Mello


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...