7.1.13

dinucci-frança-amplificador-oglobo



Kiko Dinucci e Thiago França abrem 2013 com dois discos de uma vez (Oblogblack no Amplificador do Globo)

Parceiros nos excelentes Metá Metá e Sambanzo (ambos em várias listas de melhores discos de 2012, inclusive no Amplificador), o compositor, cantor e violonista Kiko Dinucci e o saxofonista Thiago França já fecharam o primeiríssimo dia de 2013 com mais dois discos na conta e já de cara candidatos a destaques do mês, do semestre e quem sabe até novamente do ano (baixe).

‘Funfun’ tem três músicas gravadas a partir de temas de sax. Um black-groove-free-jazz de primeira que não deixa dúvida do talento da dupla sempre na ativa em projetos como Marginals (Thiago), Passo Torto, Duo Moviola, Padê e Bando Afromacacorrônico (Kiko). Já Dada Radio, com reforço de Sergio Machado na bateria, tem quatro faixas registradas durante programa da rádio online. Amplificador conversou com Kiko (inquieto e talentosíssimo, que ainda ataca de documentarista e artista plástico) sobre os dois projetos e ainda planos para 2013.


 

“O Funfun e o Dada Radio foram gravados no impulso. No primeiro, o Thiago me ligou numa tarde e disse: ‘Tá fazendo alguma coisa? Não? Então, vem para o estúdio gravar’. São improvisos em cima de um tema de sax, com os violões criados na hora. Todas as músicas se chamam ‘Ngoloxi’ porque o Thiago é ligado ao candomblé Angola. Essa denominação é da entidade Lemba, relacionada ao Obatalá (Oxalá) do candomblé nagô. No Dada Radio, tirando a primeira música, são temas meus. Experimentamos bastante essa formação com bateria, sax e violão ao vivo desde 2009. Queremos lançar mais discos nesse formato, ligados à improvisação e à música livre. Sobre planos, vou gravar o Passo Torto 2 e o meu disco punk Cortes Curto”, diz. 

Abaixo, os dois músicos em gravação feita do palco durante show de lançamento do Metal Metal, em SP, com Juçara Marçal no vocal, Sergio Machado na bateria, e ainda Marcelo Cabral e Samba Sam. Sonzeira de quem vai fundo nas pesquisas e sabe muito bem o que está fazendo. Todos os álbuns estão disponíveis nas páginas de Kiko Dinucci e Thiago França. Vai lá, baixa e compartilha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...