17.12.12

hurtmold-amplificador-oglobo




Hurtmold lança aguardado 'Mils Crianças'; veja também 'nãodocumentário Agatha Christie' (Oblogblack no Amplificador do Globo)

Quinto disco de estúdio do sexteto paulistano Hurtmold, o primeiro desde o projeto homônimo, de 2007, ‘Mils Crianças’ será lançado oficialmente neste sábado, dia 15, com apresentação no Sesc Pompeia, fechando com chave de ouro 2012 intenso e de renovação para música instrumental brasileira com álbuns, EPs, clipes e shows de bandas de uma nova safra, como Strobo, Os Lontras, Camarones Orquestra Guitarrística, Dibigode, e também trabalhos excelentes de grupos com mais estrada como Macaco Bong, Rabotnik e Pata de Elefante (todos frequentadores assíduos aqui no Amplificador).

No final de novembro, quando antecipamos a primeira faixa da Pata de Elefante versão sexteto, ficou a promessa que iríamos correr atrás de informações sobre o primeiro álbum do Hurtmold desde que o sexteto paulistano passou a acompanhar Marcelo Camelo como banda de apoio em gravações e shows. Quem falou sobre a apresentação de amanhã no Sesc Pompeia e contou novidades do álbum, que começou a ser gravado em abril, foi o guitarrista Fernando Cappi, o Chankas.



“Tudo pronto para o show, o disco chegou hoje (terça, dia 5). Todos na banda estão com muitos projetos paralelos, por isso demorou mais tempo para compor e desenvolver as músicas. Foram cinco anos entre um disco e outro. Não tem participação especial, a grande novidade é a mixagem feita pelo Scott Hardy. Sempre mixamos os discos com o Fernando Sanches, mas agora jogamos na mão do Scott e deixamos ele trabalhar”, conta.

Chankas aproveitou para atualizar o que a banda tem ouvido e novas influências para o som sempre misturado, sofisticado e cheia de improvisos do Hurtmold, com tintas de jazz, funky, eletrônico e música regional brasileira.

“Minha banda preferida de música instrumental é o Uakti. Tenho ouvido muita música clássica e compositores de cinema como Michael Giacchino, Ennio Morricone, John Williams, Hans Zimmer, Carter Burwell e Nino rota. Sobre o Mils Crianças, liberamos até agora ‘Chavera’ (ouça) e um vídeo da ‘Pigarro”.


Hurtmold - Pigarro from COMMANDERMINDBLOW-felipe narvaez on Vimeo.

Criado em 1998, o Hurtmold já dividiu o palco com músicos como o trompetista, pintor e improvisador norte-americano Rob Mazurek (Chicago e São Paulo Undergound, Exploding Star Orchestra), com o brasileiro Paulo Santos (Uakti) e o suiço Thomas Rohrer. Como disse Chankas, todos integrantes estão sempre envolvidos com projetos paralelos em parcerias com nomes de peso como Naná Vasconcelos, Pharoah Sanders, Bill Dixon, Roscoe Mitchell e Dan Bitney (Tortoise).

Formado por Chankas (guitarra), Maurício Takara (bateria e trompete), Guilherme Granado (teclado, vibrafone, escaleta e eletrônicos), Marcos Gerez (baixo), Mário Cappi (guitarra) e Rogério Martins (percussão e clarinete), o Hurtmold completa 15 anos em 2013 sempre gravando pela Submarine Records (além de ‘Mils Crianças’ e ‘Hurtmold, já citados, ‘Mestro’, de 2004, ‘Split Hurtmold/ The Eternals’, de 2003, ‘Cozido’, de 2002 e ‘Et cetera’, de 2000).

Abaixo, trecho do ‘nãodocumentário recém-divulgado no Facebook da banda com imagens e bastidores da turnê pela Bélgica em 2011. Na sequência, show com Marcelo Camelo, no final de novembro, em SC.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...