5.1.12

siba-mmw-scofield-akinmusire



   

Siba – Avante (2012)

Bastaram dois dias de 2012 para vazar na internet um disco que já vai direto para lista dos favoritos a destaque do ano na música brasileira. Com formação enxuta e original juntado bateria, tuba, vibrafone e teclado, ‘Avante’ marca a volta do pernambucano Siba à guitarra após dois discos brilhantes tocando rabeca à frente do Mestre Ambrósio e Fuloroesta. Um dos primeiros a abrir caminho para o retorno de Siba ao seu instrumento de origem acabou virando produtor do disco, Fernando Catatau, do Cidadão Instigado. Foi ouvindo os solos de Catatau no disco ‘Método Túfo de Experiências’, e também de africanos, como o congolês Franco, que o ex amante de heavy e hard rock decidiu que era hora de se ‘reconectar’ .

‘O disco tem bastante influência de música africana e também urbana dos anos 70 até hoje’, avisa Siba.

Gravado em SP entre final de 2010 e começo de 2011 e já testado ao vivo em apresentações na capital paulista, ‘Avante’ tem doze músicas sendo quatro regravações de faixas dos tempos da Fuloresta, como ‘A Bagaceira’, em versão mais africana com vibrafone, e ‘Canoa Furada’, essa finalista do concurso de marchinhas da Fundição Progresso, no Rio.

Para quem não lembra, a primeira banda de Siba, o Mestre Ambrósio, deixou muita saudade ao unir com maestria presente e passado da música pernambucana juntando poesia rimada, frevo e cocos com instrumentos de sopro, dub e guitarras; um forró elétrico-turbinado-ciberdélico da melhor qualidade em que se encontravam numa encruzilhada do sertão os sons de Luiz Gonzaga e Chico Science. 

A playlist traz dois clássicos de Siba dos tempos do Mestre Ambrósio, ‘Forró de Primeira’ e ‘Feira de Caruaru’, mais duas da trilha do filme ‘Baile Perfumado’ (em que Siba toca numa super banda pernambucana formada por Chico Science, Fred 04 e Lucio Maia) e abrindo duas com a Fuloresta (incluindo ‘Meu time’, com os versos impagáveis ‘Meu time foi rebaixado para terceira divisão’) e cinco faixas de ‘Avante’. Abaixo, trechos dos ensaios no teaser de 'Ariana'. 


Medeski, Martin and Wood + John Scofield – MSMW, In Case the World Changes its Mind + 20 (2011)

Shows memoráveis no Whitney Museum, em NY, na Cité de la Musique, em Paris, um documentário, ‘Fly in a bottle’, mostrando os bastidores da banda, e mais dois discos antológicos para fechar com chave de ouro as comemorações pelos 20 anos do trio. Definitivamente, os últimos doze meses foram intensos para a banda de jazz-rock de vanguarda de NY Medeski, Martin and Wood. O duplo ‘In Case the World Changes Its Mind’ (Indirecto Records) foi lançado em novembro com os melhores momentos dos super shows ao lado do guitarrista John Scofield. São ao todo doze músicas de um disco matador para se ouvir inteiro no volume máximo com a banda voando baixo nos palcos cada vez mais segura nas experimentações e improvisos. O álbum reedita sete das doze faixas do excelente ‘Out Louder’, de 2006, segundo encontro do trio com Scofield após uma primeira experiência em ‘A Go Go’, de 1996, ainda pela Verve Records.

Um mês após o lançamento do duplo com Scofield, o MMW finalizou o projeto ‘20’ que lançou ao longo de todo o ano, mês a mês no site da banda, 20 novas faixas com composições que vão do jazz ao soul passando pelo ragtime e até eletrônicos com a participação de DJs. As três últimas faixas, liberadas em dezembro (‘Illmoan’, ‘Mean Irene’ e ‘Floodwaters’) fecharam a série transbordando groove com improvisos hipnóticos.

Todas as músicas de ‘20’ estão disponíveis aqui para download. A playlist do blog traz cinco faixas do álbum com Scofield. Se quiser ver um trecho do documentário, lembre post do blog sobre ‘Radiolarians II’. E no excelente site Paris DJ tem entrevista imperdível com o baterista Billy Martin falando sobre os 20 anos da banda. Abaixo, 'Little Walter Rides Again' com Scofield nos EUA.


Ambrose Akinmusire - When the Heart Emerges Glistening (2011)

Bíblia do jazz nos EUA com quase 80 anos de história, a revista Downbeat divide seus prêmios de melhores do ano entre artistas consagrados e revelações. Pois ‘When the Heart Emerges Glistening’ junta simplesmente os dois melhores de 2011, nas duas categorias: o jovem trompetista Ambrose Akinmusire, que assina o álbum e é também compositor de dez das doze faixas, mais o pianista Jason Moran, atacando aqui como produtor. Akinmusire está apenas em seu segundo disco solo, o primeiro pela Blue Note, mas tem potencial tão grande que vem sendo comparado nos EUA a lendas como Miles Davis, Dizzy Gillespie e Chet Baker. Não pelo que já tenha feito, mas pelo que pode vir a produzir, afinal, a revelação da Califórnia, formado em Berkeley, tem apenas 29 anos. Potencial, dizem os críticos, Akinmusire tem de sobra. Tire a prova na playlist com cinco faixas de 'When the Heart Emerges Glistening'. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...