12.8.11

funkykingston-toots-lateef-menahanstreet


 

Toots & the Maytals (1973) + Reggae Dancefloor Grooves (2002) - Funky Kingston

Primeiro disco de Toots & the Maytals para a Island, gravadora de Bob Marley fundada pelo inglês Chris Blackwell, em 1961, na Jamaica, ‘Funky Kingston’, de 1973, vai além do reggae tradicional com uma levada groove influenciada por James Brown e toda cena soul do começo dos anos 70. O álbum foi relançado pela Mango dois anos depois com a música ‘Pressure Drop’, trilha do filme ‘The harder they come’ (veja cena abaixo). Clássicos como ‘Pomp and Pride’ e ‘Time Tough’ acabaram inspirando roqueiros de várias gerações como Clash, Police, Ben Harper e The Roots, e até hoje fazem efeito em qualquer pista de dança black pelo mundo.


Quase 30 anos depois do disco original, o nome ‘Funky Kingston’ reapareceu em coletânea homônima da gravadora Trojan, uma das mais importantes e influentes do reggae, especializada em sons jamaicanos como ska, dub e rocksteady. Toots abre e fecha a seleção de 20 músicas, todas com mesmo toque soul-funky do primeiro álbum. Na lista, nomes conhecidos como Lee Perry, Pioneers e, claro, Bob Marley (‘Soul Almighty’ foi a escolhida), além de bandas menos badalas. Para deixar tocar direto. 

 

Yusef Lateef - Eastern Sounds (1961)

Perguntado se concordava com a fama de precursor da ‘world music’ ao gravar o superclássico ‘Eastern Sounds’, em 1961, Yusef Lateef, do alto de seus 90 anos, soltou uma gargalhada e passou para pergunta adiante. Escritor, filósofo, artista plástico e multi-instrumentista com passagens pelas bandas de Dizzy Gillespie, Miles Davis, Charles Mingus, Donald Byrd e Cannoball Adderley, Lateef fica à vontade falando sobre assuntos densos e vai fundo ao explicar o que o mantém em atividade após carreira de mais de 70 anos nos palcos - em fevereiro, se apresentou pela primeira vez no Brasil, com casa cheia no Sesc Pompeia (veja entrevista no vídeo abaixo). 

‘O que eu procuro é mergulhar dentro daquilo que sou. O que me mantém ativo é a busca do significado do presente, uma curiosidade existencial’. 

Americano do Tennessee nascido William Emanuel Huddleston, hoje muçulmano, Lateef toca ao todo quatro instrumentos no obrigatório ‘Eastern Sounds’: sax, flauta, oboé e o milenar xun. São apenas nove músicas, sempre com influência direta de sons asiáticos, numa mistura perfeita entre o groove do jazz e a paz oriental. Ouça na playlist ‘Blues for the Orient’, ‘Snafu’ e ‘Chinq miau’.

Detalhe: no show de Lateef em SP, o trompete ficou com americano radicado no Brasil, Rob Mazurek, criador da Chicago Underground Orchestra, com participações em álbuns do Tortoise e Stereolab, e parceiro dos brasileiros do Hurtmold. 






Menahan Street Band - Make the Road by Walking (2008)

Meio soul, meio jazz, com atmosfera funk e influência dub-afrobeat. Disco de estreia da Menahan Street Band, uma das apostas da Daptone Records, do fenômeno black Sharon Jones, ‘Make the Road by Walking’ foi gravado em um apartamento no Brooklyn, NY, por uma superbanda formada por integrantes dos Dap-Kings, El Michels Affair e Budos Band, todos grupos hypados na cena black dos EUA. A música homônima que abre o álbum foi sampleada por Jay-Z, em ‘Roc Boys’, eleito melhor single de 2007 pela revista Rolling Stone. Com influências que variam de Curtis Mayfield a Mulatu Astatke, o disco mostra uma banda afiada, solta, caprichando nas texturas e detalhes. Para ouvir relax num dia de sol. Veja abaixo a Menahan tocando com Charles Bradley, outra revelação black da Daptone.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...