31.3.11

fredwesley-skatalites-albarn-céu

>> playlist




Fred Wesley - Damn right I am somebody (1974) 
Skatalites – Stretching out (1987)

Para quem é de SP, anota na agenda. Se não prepara o bolso e reserva o final de semana do dia 16 de abril porque a Virada Cultural paulista desse ano terá pelo menos dois showzaços com nomes de peso e muita história no funk e no ska: nada menos que Fred Wesley e Skatalites de graça em pleno centro de SP. A dica para esquentar são dois superdiscos encharcados de groove: ‘Damn right I am somebody’, de 1974, com Wesley ainda tocando com os JBs,  prestes a entrar no  Parliament/Funkadelic de George Clinton, desfilando clássicos como ‘Blow your head’ e ‘I’m paying taxes’;  e o álbum ‘Stretching Out’, dos Skatalites, o combo instrumental jamaicano criado nos anos 60 que tinha na sua formação original nada menos que os feraças Don Drummond, no trombone, Tommy McCook, no sax, e o incrível Jackie Mittoo no piano, e até hoje é influência direta para grupos de ska, reggae e dubstep. No show em SP, os Skatalites devem ter no palco o baterista Lloyd Knibbs e o saxofonista Lester Sterling, ambos fundadores da banda. Para reforçar o bailão em SP, na sequência da apresentação de Fred Wesley tem mais sonzeira black com Toni Tornado e Dom Salvador + Abolição, e virando a noite, às 6h da matina, o Instrumental Explosion Incendiary Funk. Programação traz ainda Mad Professor e Steel Pulse. Se prepara que o groove black vai ferver. Veja aqui programação completa e entra no clima com a playlist. 

Damon Albarn - Mali Music (2003) 
 
Três discos históricos com o Blur nos anos 90 e nos últimos dez anos mais quatro com o Gorilaz, projeto revolucionário com banda virtual formada por desenhos animados. Com esse currículo, Damon Albarn já seria fácil um dos músicos mais influentes da história recente do rock na Inglaterra. Mas pelo visto ele está longe de parar de produzir e multiplica seu talento em projetos paralelos tão diferentes quanto inesperados. São trilhas para filmes, parcerias como no álbum ‘The good, the bad and the queen’, com o baixista Paul Simonon, do Clash, o guitarrista Simon Tong, do The Verve, e o baterista Tony Allen, ex-Fela Kuti; e no excelente e pouco divulgado por aqui ‘Mali Music’, lançado pelo seu próprio selo, o Honest John. A história desse disco de 2003 mostra muito do jeito Albarn de produzir: entrega total, cuidado com os detalhes, criatividade a mil. Convidado pelo projeto inglês Oxfam para uma temporada no Mali, Albarn voltou à Inglaterra com 40h de gravações feitas com músicos como Toumani Diabaté, Lobi Traoré e Sata Doumbia; em Londres, com ajuda do também malinês Afel Bocoum, recriou melodias, enxertou batidas e enviou o resultado de volta à África onde foram adicionados novos vocais e mais instrumentos. O resultado final é uma das mais originais e impactantes fusões musicais África-Europa. Presta atenção na arrebatadora ‘Makelekele’ e sua mistura explosiva de teclado, kora, vocais e beats enlouquecidos.

Céu – Vagarosa (2009)

Céu escolheu uma versão dub de ‘Slave Driver’ de Bob Marley para divulgar seu primeiro álbum em 2006. A cartada era arriscada: com um clássico do mestre do reggae, tinha que fazer bonito, ou seria mais uma na lista de novas revelações femininas da última semana na MPB. Mas a paulistana de 30 anos sabia o que estava fazendo, tem talento de sobra, um charme arrebatador e passou no teste com som cheio de nuances em camadas de barulhinhos e efeitos. ´Céu’, o disco de estreia que inclui ‘Slave Driver’, fez sucesso principalmente fora do Brasil, vendeu 25 mil cópias na Europa e incríveis 100 mil nos EUA. A cantora foi indicada ao Grammy Latino de revelação, não levou, mas desandou a fazer shows no exterior. No perigoso teste do segundo disco, em 2009, Céu fez com ‘Vagarosa’ um trabalho ainda melhor, mais completo. Sem jogo de palavras, é daqueles álbuns para se ouvir devagarinho; ele vai crescendo, melhorando, revelando novos detalhes, climas, atmosferas, MPB moderna no melhor sentido do rótulo. Uma pegada tranqüila, viajante, enfumaçada, viciante.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...