30.11.10

jbs-amadou-mariam-benjor




JBs – Funky Good Time, The Anthology (1995)

Para quem gosta de James Brown e quer ir mais fundo nos hits de sempre, o duplo ‘JBs, The Anthology’ vem com mais de duas horas do mais puro funkão black com muito instrumental para uma boa noitada. Banda lendária que acompanhou o rei do soul, os JBs têm cracaços em todos os instrumentos, mas acima de todos reina a superdupla Fred Wesley e Maceo Parker. Cada um deles liderou bandas próprias que brilharam em festivais internacionais ao longo das últimas décadas. James Brown aparece em algumas faixas, mas aqui o show é dos JBs com muita improvisação e groove pesado. Disco enfileira clássicos como ‘Doing It to Death’, ‘Same Beat’… imperdível, clássico, obrigatório. 


Amadou e Mariam - Dimanche a Bamako (2005)

Casal de cegos do Mali já tocou por aqui nos anos 90, frequenta festivais europeus como o Glastonburry e tem tanto moral na África que foi escolhido para o show de abertura da Copa de 2010. Sexto disco da dupla, ‘Dimanche a Bamako’ tem participação inspirada de Manu Chao, músicas deliciosas do começo ao fim e dá uma mostra da riquíssima música do Mali, de onde vêm ainda outras estrelas africanas como Ali Farka Toure, Tinariwen e Salif Keita. Se gostar, corre atrás que a discografia é grande e ‘Welcome do Mali’ boa pedida. Viciante.

Jorge Benjor - Jazz Potatoes (1973)

Raridade do Benjor de 1973 que em edições gringas aparece completo com 14 faixas. Disco tem músicas que nunca foram gravadas oficialmente e versões psicodélicas. Já valeria o confere só pelas clássicas ‘Cosa Nostra’, que entrou no compacto 'O Som do Pasquim', de 1970, ‘Jazz Potatoes’, da trilha da novela Beto Rockefeller, e ‘Minha Menina’, dos Mutantes. As duas primeiras estão no CD ‘Salve, Jorge! Raridades e Inéditas’, de uma imperdível caixa recém-lançada. Traz Benjor no auge, groove no ponto e letras que só ele sabe fazer. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...